Pular para o conteúdo principal

Sobre os cursos

A Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia - APICE oferece quatro cursos on-line para professores e estudantes da educação básica (ensino fundamental e médio) e ensino técnico, são eles: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica, Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia, Métodos Estatísticos para Ensino Médio e Espaço STEAM na Escola.

Com uma linguagem dinâmica (fotos e vídeos) e atividades interativas, a plataforma oferece conteúdo em módulos curtos, para apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica nas escolas.

Em cada módulo, você encontrará textos e atividades que sempre se iniciam com um vídeo. Esses filmes de curta duração apresentam situações reais de estudantes e professores. Os vídeos foram gravados em feiras e mostras de ciências, em estúdio e pela plataforma Zoom.

No curso de Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos, professores e estudantes conhecerão os passos para iniciar e desenvolver um projeto de pesquisa e para apresentá-lo em feiras e mostras científicas nacionais e internacionais.

No curso de Organização e Realização de Feiras de Ciências, professores e gestores vão entender os diferentes aspectos da organização e realização de uma feira de ciências nos padrões de feiras nacionais.

No curso de Métodos Estatísticos para Ensino Médio, professores e estudantes vão aprender como a estatística nos ajuda a compreender o mundo em que vivemos, como podemos tomar decisões com base nos dados que coletamos ou que estão à nossa disposição para serem organizados e interpretados.

No curso Espaço STEAM na Escola, professores e estudantes vão aprender o que é a cultura STEAM e a planejar e implantar um espaço STEAM na sua unidade educacional.

Duração dos Cursos

Os cursos têm duração estimada de 30 horas cada um, e incluem:

  • conceitos de aprendizagem e exercícios interativos on-line
  • reflexão sobre os conceitos abordados
  • aplicação dos conceitos na sua prática escolar ou em seus projetos de pesquisa.

Todos os cursos são de aprendizado autônomo, isso quer dizer que você pode fazê-los no seu próprio ritmo.

Todos os cursos têm duração total estimada de 30 horas. Estimamos que as atividades on-line requerem dedicação de 20 horas, e que a reflexão sobre os conceitos e aplicação está estimada em 10 horas.

O curso de Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica é composto de 14 módulos.

O curso de Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia é composto de 7 módulos.

O curso de Métodos Estatísticos para Ensino Médio é composto de 3 módulos e 10 unidades.

O curso de Espaço STEAM na Escola é composto de 6 módulos.

Certificado de Conclusão

A Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia – APICE oferece um Certificado de Conclusão como reconhecimento pelo seu esforço e dedicação para concluir o curso. O atestado de conclusão do curso é de 30 horas e é um ótimo complemento para seu currículo.

Para que você tenha acesso ao seu atestado de conclusão, você precisa acertar pelo menos 70% dos exercícios da prova final online de cada curso.

O Certificado de Conclusão é endossado pela FEBRACE, a maior feira de ciências e engenharia do Brasil, promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, renomada escola de engenharia localizada na cidade de São Paulo.

Comece agora mesmo!

Como Iniciar um Curso

Acesse a Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia – APICE, pelos endereços https://febrace.org.br/apice ou https://apice.febrace.org.br.

Cadastre-se na plataforma APICE, crie um usuário e você terá acesso a todos os cursos disponíveis. Para isso, clique na seção REGISTRE-SE na parte superior da tela e preencha o formulário de cadastro. Verifique sua caixa de emails. Você deve ter recebido uma mensagem do APICE. Abra a mensagem, clique no link e ative sua conta. A partir deste momento, você poderá se inscrever nos cursos, acessar os conteúdos e fazer os exercícios.

A próxima vez que entrar na plataforma, basta clicar no botão ENTRAR na parte superior, colocar seu email e senha e clicar novamente em ENTRAR.

Para se inscrever num curso, clique na imagem do curso de seu interesse, leia as informações sobre o curso e clique em “Matricule-se”.

Você vai visualizar todos os módulos do curso. Você pode iniciar o curso por qualquer módulo, mas nossa sugestão é que você inicie pelo Módulo 1.