Pular para o conteúdo principal

Quem somos

A Plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia - APICE tem o objetivo de promover oportunidades de aprendizagem contínua em STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), oferecendo conteúdos e ferramentas para o desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Segundo a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da FEBRACE - “Precisamos de cidadãos preparados e capazes de tomar decisões baseadas em evidências científicas, que pensem e ajam também de forma dinâmica, com criatividade e capacidade para encontrar soluções, considerando e respeitando as várias áreas do conhecimento”.

Pensando nisso a FEBRACE, em 2013, com o apoio da Intel do Brasil lança os cursos: Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica, e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia.

Em 2021, com o objetivo de oferecer novos conteúdos, aprofundando aspectos do método científico, a FEBRACE com o apoio do Instituto 3M lança o curso Métodos Estatísticos para o Ensino Médio.

Em 2023, com o apoio da Fundação Internacional Siemens Stiftung é lançado o curso Espaço STEAM na Escola, trazendo conceitos sobre a cultura STEAM e ferramentas práticas para implementar um espaço STEAM na escola.

A Plataforma APICE e seus cursos são uma iniciativa da FEBRACE e desenvolvimento do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico LSI-TEC.

Sobre a FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de desenvolvimento de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Desde 2003, a FEBRACE realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.

Todos os anos a FEBRACE mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

A FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, gestores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer. https://febrace.org.br

Sobre o LSI-TEC

A FEBRACE é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e organizada e realizada por uma associação sem fins lucrativos, a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico - LSI-TEC, mantida com o apoio e financiamento de seus parceiros. A associação LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo. https://www.lsitec.org.br

Sobre a Intel

Nossa visão para a Educação

Para as pessoas de todo o mundo, a educação é o trampolim para um futuro melhor. Uma educação de qualidade oferece melhores oportunidades sociais e econômicas. A Intel está empenhada em transformar a vida de milhões, fornecendo as ferramentas e recursos necessários para levar o aprendizado do século 21 em sala de aula todos os dias.

Os estudantes de hoje são os inovadores do futuro. A Intel está orgulhosa em fornecer experiências de aprendizado ricas e interativas e patrocinar prestigiosas competições de ciências - tudo visando o envolvimento dos jovens em projetos de pesquisas e promovendo a excelência na educação em ciências e matemática.

Para mais informações consulte - https://www.intel.com.br

Sobre o Instituto 3M

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, que completou 15 anos em 2021, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Para mais informações, acesse: https://www.3m.com.br/3M/pt_BR/3m-do-brasil/instituto-3M.

Sobre a Fundação Internacional Siemens Stiftung

A Fundação Internacional Siemens Stiftung é uma entidade sem fins-lucrativos que atua globalmente, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da educação. Na América Latina, trabalha em estreita colaboração com ministérios da educação, universidades e projetos de educação em STEM. No Brasil, a Siemens Stiftung atua em coordenação com a Fundação Siemens Brasil, que há mais de 30 anos tem o compromisso de contribuir para a melhoria do cenário educacional brasileiro, por meio de iniciativas que promovam o acesso ao conhecimento, estimulem o interesse pela ciência e ampliem o uso de tecnologias inovadoras com impacto social positivo na vida de milhares de alunos e professores. Para mais informações, acesse: https://www.siemens-stiftung.org

Agradecimentos

Nossos agradecimentos aos estudantes e professores que tão gentilmente aceitaram em participar das entrevistas para os vídeos de divulgação exibidos nos cursos da Plataforma APICE.")}

Ficha técnica

Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica;
Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia

Iniciativa

FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Desenvolvimento

Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico - LSI-TEC

Parceiro

Intel do Brasil

Coordenação Científica

Roseli de Deus Lopes
Professora Associada do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), Coordenadora Geral da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Coordenadora Geral da MOP – Mostra Paulista de Ciências e Engenharia, Coordenadora Acadêmica do Programa USP e as Profissões da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, Vice-Coordenadora do CITI-USP – Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas - da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, Coordenadora Geral do InovaLab@POLI - Projeto de Inovação Pedagógica em Educação em Engenharia - da Pró-Reitoria de Graduação da USP, Membro do Conselho de Museu de Ciências da USP. Coordena ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São Paulo, desde 2006. É membro do grupo de trabalho de assessoria técnica e pedagógica do Programa UCA - Um Computador por Aluno - do MEC. Foi Vice-diretora (2006-2007) e Diretora (2008-2009) da Estação Ciência da USP. É vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP (2021).

Coordenação Pedagógica

Roseli de Deus Lopes
Professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP

Irene Karaguilla Ficheman
Doutora em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP
Gerente de Tecnologias para Educação do LSI-TEC

Criação de Conteúdo

José Luis Pires Camacho
Professor de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP

Sônia Godoy Bueno Carvalho Lopes
Professora do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da USP

Ana Grasielle Dionísio Corrêa
Doutora em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP

Lilian Cardoso de Mello
Doutora em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP

Mayra Sayuri Hatakeyama Sato
Graduada em Ciências Biológicas e Mestranda em Zoologia no Instituto de Biologia da USP

Thais Sasso Lopes
Graduada em Ciências Biológicas no Instituto de Biologia da USP

Revisão de Conteúdo

Ivete Irene dos Santos
Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ramona Mercedes Straube
Doutora em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP

Comunicação

Elena Saggio

Conteúdo Áudio Visual

Maria Luiza Marques

Edição Áudio Visual

Bruno Almeida Silveira

Fabio Durand

Gustavo Bortolazzo

Maria Luiza Marques

Webdesign

Daniel Savoy

Eliane Bresser Lang

Implementação

Bruno Almeida Silveira

Daniel Suzuki

Erich Lotto

Joyce Alessandra Saul



Ficha técnica

Métodos Estatísticos para Ensino Mèdio

Iniciativa

FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Desenvolvimento

Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico - LSI-TEC

Parceiro

Instituto 3M

Coordenação Geral

Roseli de Deus Lopes
Professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP

Coordenação Pedagógica

Roseli de Deus Lopes
Professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP

Irene Karaguilla Ficheman
Doutora em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP
Gerente de Tecnologias para Educação do LSI-TEC

Criação de Conteúdo

Rita de Cássia Marques Lima de Castro
Professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA-USP, e professora da PROLAM/USP

Olga Yayoi Akabane
Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). Professora de Matemática com experiência de 47 anos no ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na particular.

Revisão Gramatical

Lidia Chaib
Graduada em Física e Colaboradora do LSI-TEC

Revisão de Conteúdo

Lisbeth Kaiserlian Cordani
Professora aposentada do Instituto de Matemática e Estatística da USP

Comunicação

Elena Saggio
Gerente de comunicação da FEBRACE e do LSI-TEC

Conteúdo Áudio Visual

Rita de Cássia
Professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA-USP, e professora da PROLAM/USP

Giovana Berti
Designer do LSI-TEC

Edição Áudio Visual

Rodrigo Suigh
Graduado em física pela USP e colaborador LSI-TEC

Fábio Durand
Especialista em audiovisual da Poli-USP

Webdesign

Erich Lotto
Webdesigner do LSI-TEC

Implementação

Erich Lotto
Webdesigner do LSI-TEC

Rodrigo Suigh
Graduado em física pela USP e colaborador LSI-TEC

Marcelo Dos Santos Fraga
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC - SP e colaborador LSI-TEC

Ohanna Jade Amaral
Graduada em História pela USP e colaboradora LSI-TEC

Leandro Biazon
Engenheiro e pesquisador do LSI-TEC

Ficha técnica

Espaço STEAM na Escola

Iniciativa

Fundação Internacional Siemens Stiftung

Desenvolvimento

Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico - LSI-TEC

Parceiro

Fundação Internacional Siemens Stiftung

Coordenação Científica

Roseli de Deus Lopes
Professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP

Coordenação Pedagógica

Irene Karaguilla Ficheman Doutora em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP Gerente de Tecnologias para Educação do LSI-TEC

Comunicação e Relacionamento

Elena Saggio Gerente de Comunicação do LSI-TEC

Criação de Conteúdo

Elio Molisani Ferreira Santos Professor do departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e cocriador do laboratório de pesquisa UFAMakers. Doutorando em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), licenciado em Física pela USP e mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Hadassa Harumi Castelo Onisaki Doutoranda em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, Mestra na área de Educação Científica e Tecnológica pela FE-USP. Física Especialista em Teoria da Relatividade pela UNIFESP e estudiosa em Física Experimental! Atua com pesquisas na área de inovação e tecnologias educacionais, com ênfase em Movimento Maker na Educação.

Revisão de Conteúdo

Cassia Fernandez Pesquisadora Associada Sênior do TLT Lab (do Teachers College, Universidade de Columbia). É bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Engenharia Elétrica, pela Escola Politécnica da USP.

Tatiana Hochgreb-Hägele Possui graduação em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo, graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências, Biologia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora e Senior Fellow no Lemann Center para Inovação da Educação Brasileira, na Graduate School of Education da Stanford University e Senior Research Fellow do TLTL na Teachers College, Columbia University.

Revisão Gramatical

Lidia Chaib Graduada em Física e Colaboradora do LSI-TEC

Reportagem e apresentação dos vídeos

Elena Saggio Gerente de comunicação do LSI-TEC

Captação de imagem e Edição Áudio Visual

Fábio Durand Especialista em audiovisual da Poli-USP

Vinhetas e animações

Mario Nagamura

Design

Carolina Jocamin

Implementação

Rodrigo Suigh Graduado em física pela USP e pesquisador LSI-TEC

Christian de Oliveira Bueno Graduado na Fatec e pesquisador LSI-TEC

Leandro Biazon Graduado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP e pesquisador do LSI-TEC